Primeiro Ano
No primeiro ano, se estuda as propriedades e conhecimentos das plantas. A professora Sprout geralmente ensina também como fazer o Fertilizante de Estrume de Dragão, seu favorito, e exige como uso em todos os anos.
Enciclopédia de Plantas Mágicas
Abutua - Também conhecida como parreira-brava, a abútua é uma trepadeira que produz frutos de coloração roxo-escura. Para seus frutos amadurecerem leva cinco semanas. É uma planta muito procurada por preparadores de poções porque de seus frutos são extraídos uma seiva espalhada em sua estrutura utilizada em poções para engrossá-las e aumentar seus efeitos. Também pode ser ingerida para curar envenenamentos de grau um. É facilmente localizável e geralmente encontra-se em lugares arejados, como os jardins de Hogwarts.
Acácia - Planta considerada sagrada aos egípcios. Em dez semanas, os seus frutos já podem ser utilizados no preparo de poções. Desses frutos é extraída a seiva, que é, posteriormente, utilizada em poções da paz. Encontrada em todos os lugares do mundo, contudo, é-se mais facilmente localizável no Cairo, Egito. Curioso é que, com 15 semanas de cultivo, essa planta produz bagos brancos minúsculos que, depois de passar por um processo de purificação, podem ser ingeridos para a restauração total das energias. Em contrapartida, o bruxo pode sofrer efeitos colaterais, como espinhas, tosse e soluços.
Acanto - Planta perene e, de suas folhas, é extraído a seiva para utilizar em poções contra queimaduras. Suas folhas, quando esmagadas e unidas, formam uma espécie de pasta que fecha cortes quase instantaneamente. É uma planta muito complexa e interessante, já que possui várias funções ao mesmo tempo, como faladas agora pouco. Além de tudo, também pode ser utilizado em poções da sorte para expandir o seu efeito (duração). Essa extensão varia de um a cinco minutos. Possui dois estágios, sendo que apenas no segundo o suco retirado de suas folhas produz efeito.
Acônito - Planta encontrada em planíces rochosas e de alto relevo. É venenosa e também possui um uso medicinal muito importante no mundo bruxo. Existem dois tipos de Acônito, sendo eles: Acônito Lapelo e Acônito Licoctono. É facilmente encontrado por possuir raízes tuberosas e caule ereto, além de possuir pétalas azuis, que são extremamente chamativas.
Alagasiana - Grandes arbustos com folhas oblongas e grossas formando um feixe radial. Suas folhas branco-amareladas reúnem-se em grandes inflorescências, que partem de uma haste central verde de cinco a seis metros de altura. O fruto tem numerosas sementes, o que a torna uma planta auto-multiplicável. A seiva extraída dos frutos é empregada em cura de feridas e inchaços causados por plantas, poções ou feitiços (apesar de que no último caso seja mais aconselhável um feitiço de reversão, pois essa planta pode causar efeitos colaterais que variam de pessoa pra pessoa). A planta em pó é utilizada em poções para engrossar sua essência.
Aliquente - Planta mágica facilmente localizável. Suas folhas causam histeria em quem tocá-los; seu efeito pode ser amenizado a partir de um antídoto com base na secreção de Besouros da Melancolia.
Arapucoso - Planta de galhos longos, onde sai, de seu toco, espinhos urticantes. Ricocheteia seus galhos como modo de defesa a qualquer bruxo que tente extrair suas vagens.
Arbusto Tremulante - Um arbusto que possui vários espinhos entre seus galhos que move-se descontroladamente. Quando se sente ameaça, dispara os espinhos para todos os lados, causando envenenamentos de grau dois.
Artemísia - Pelo seu aroma confortante, é utilizado em seções espíritas de adivinhólogos. Suas folhas, quando queimadas, são um estímulo a uma zona neural que permite ao bruxo ter sensações incomuns. Não é propriamente venenosa e não possui classificação de envenenamento, pois o bruxo, quando quiser, pode sair do transe.
Asfódelo - Possui raíz fasciculada e uma chamativa haste elevada, muitas vezes mais alta que o gramado em que se encontra. Apesar de possuir lindas pétalas, elas não servem para muita coisa, sendo útil somente sua raíz que é muito utilizada na poção Morto-Vivo quando ela é reduzida a pó.
Beladona - Planta mágica nativa da Europa, Norte da África e Ásia Ocidental. É encontrada em solos úmidos e em beira de rios e lagos. Suas folhas e bagos são altamente tóxicos e capazes de matarem um adulto com apenas um toque seu; sua raiz é a parte de maior toxidade. Muitos bruxos e trouxas acabam ingerindo seus frutos por serem brilhantes e suculentos, acarretando em morte (na maioria das vezes). Ao seu toque, bruxos entram em uma espécie de transe com alucinações mortais; se encaixa no grau seis de envenenamentos.
Bubotúbera - Plantas gordas de aspecto lamaceiro, de cor preta, grande. Esta planta tem específicas bolhas amareladas sobre sua estrutura. Quando estas bolhas são apertadas por um bruxo ou qualquer outro alguém ela solta um pus. O pus de bubotúbera pode ser usado para fazer poções anti-acne e poções embelezadoras para a pele. Seu pus é hostil a pele e deve ser coletado com luvas. Se entrar em contato com a pele causa forte queimação e irritações na pele, precisando de um antídoto imediatamente.
Bocas-de-Guincho - Planta que se contorce descontroladamente e emite um som estridente quando são plantadas a base de fertilizante de Testrálio. Produz um pus que é usado em soluções de pessoas que perderam a voz (como a síndrome de Vocesserum, que causa asfixia e perda fatal de voz). Seu grito é mortal a qualquer bruxo quando adultas, por isso é necessário cuidado excessivo. Demais fertilizantes deixam a planta sem função alguma, sem produzir pus e nem gritar. Se encaixam nos envenenamentos nível sete.
Botão-de-Prata - Planta que, quando extraída suas folhas, são usadas em poções energizantes para cansaço constante, fadigas e falta de apetite. Suas folhas também servem para antídotos de envenenamentos nível um.
Bulbos Saltadores - Planta pequena, redonda e com muitas raízes que se movem demasiadamente. É conhecida como contorcionista e ataca geralmente o rosto dos bruxos; seu pus esverdeado é somente tóxico aos olhos, pois, quando o Bulbo Saltador esguicha um jato de pus nos olhos do bruxo como meio de defesa, deixa-o cego durante duas horas. Esse pus é usado como ingrediente principal na Solução de Fazer Inchar.
Cactos Venenosos - Eles são nativos de regiões que recebem pouca precipitação pluviométrica. São encontrados em desertos com pouca vegetação. A maior parte é encontrada no segundo maior deserto do mundo, o deserto do Saara, localizado ao norte da África, embora também sejam encontrados na América do Sul, nos Andes. Também podem ser localizados no deserto da Líbia e Kalahari, que também ficam na África. Libera um muco marrom em seus poros cactulares que, quando em contato com a pele, causa envenenamentos de grau um.
Cacto Hipnótico Egípcio - Parecida com o Cacto Venenoso, entretanto ela é coberta de uma substância parecidíssima com areia. Possui duas grandes gemas na ponta de duas prolongações que giram, fazendo com que as pessoas que não a conhecem se aproximem. Quando perto o suficiente, tentáculos repletos de espinhos abraçam e puxam a vítima junto ao cacto. O cacto só larga do abraço quando a vítima está morta.
Cocleária - Planta mágica com folhas muito brancas. Essas folhas levam três semanas para serem cozidas e, quando terminado o processo, são utilizadas em Poções para Confundir. Suas folhas nuas inflamam o cérebro de bruxos. Encaixam-se em envenenamentos comuns.
Come-boi Amazônica - Uma espécie de planta brasileira que é capaz de devorar um boi completo. Possui um caule grosso e suas enormes folhas dão a impressão de bocas cruzada entre os dentes. Não produz muco algum, é apenas uma planta utilizada por bruxos para proteger, geralmente, cofres e porta de casas.
Culantrilho - Mais parecido com um arbusto, essa planta possui vários ramos floridos ao redor de um casulo verde muito bem escondido. Esse casulo é responsável pelas funções da planta e, quando tocado, expele todo o seu muco marrom enviando-o para as ramificações internas flores que o rodeiam, criando espinhos e injetando veneno no alvo.
Damianina - Descoberta por Herbólogos brasileiros, a Damianina é uma planta rasteira que se desloca por metros abaixo da terra, o que a torna dificilmente localizável. Não possui estágios funcionais, a não ser pelo seu crescimento contínuo ao longo de três anos. Em seu interior, ela possui um líquido verde que é usado em poções que têm utilidades no cérebro de bruxos.
Descurainia - Plantas mágicas de pequeno porte que ficam acanhadas até o dia da lua cheia, para que se colha as suas folhas, que estarão cheia de energia e de efeitos. Caso seja colhida num outro dia, não haveria efeito e seria como uma planta normal. É uma planta associada com mudanças, pois sempre apresenta uma nova cor a cada estágio em que se abrirá. Depois de muito estudo, foi compreendido que sua essência, quando esmagada, é utilizada em poções que alternam estágios, como a poção Anireveladora (que obriga que o animago volte à forma humana).
Diafanina - São visgos roxos muito grossos sensíveis à luz do sol. Cruzam-se de um lado por outro e se locomovem, por isso são chamados de plantas rasteiras; vive em ninho e não é perigosa. Só ativa seu mecanismo de defesa (o mesmo de um visgo-do-diabo) quando algum de seus visgos são machucados.
Feijões Luzidios - Planta pequena que, quando adulta, produz grandes bagos que brilham. Esses bagos podem ser ingeridos e possuem vários tipos de gostos; sua essência (seiva) é utilizada na produção de Feijõezinhos de Todos os Sabores.
Figueiras Cáusticas - São nativas da Abissínia e servem, quando podadas, no preparo de poções. A semente de seus figos possui a capacidade de aguçar o bom humor.
Flores Sombrinhas - São flores enormes do tamanho de sombrinhas e aromáticas. Geralmente são postas em casas para deixar um bom cheiro e em vassouras quando o bruxo fará uma viagem muito comprida.
Gerânio Dentado - Planta redonda e grande com espinhos que lembram dentes entrecortados ao redor de algo que lembra uma boca no seu centro. Quando se sente ameaçada, escancara a boca e morde o bruxo; existem espécies que a mordida causa envenenamentos nível três e outras que nada faz com o bruxo.
Guelrricho - Tipo de erva rara que permite o bruxo respirar durante um tempo indeterminado debaixo da água. Quando é envenenada por algum agrotóxico (fertilizante) mal feito, pode causar bloqueio na respiração do bruxo, tanto na terra quanto na água.
Helária - As folhas de Helárias são muito raras por serem encontradas apenas no fundo de cavernas cáusticas. Suas folhas são utilizadas no Elixir da Euforia e no Gás da Gargalhada. Elas foram descobertas pelo botânico Beaumont Marjoribanks. Ela foi descoberta no século XVIII, no ano de 1798.
Hemeróbios - Planta extremamente venenosa e suas folhas são usadas em determinadas poções, como a Poção do Acônito e a Poção Polissuco. Sua forma dá a impressão de um capuz de monge. Não produz muco. Quando sua folha entra em contato com a pele, causa irritações e efeitos alucinógenos.
Hipnotizadora Egípcia - Contrariando o que denominamos de "comum" na arte herbológica bruxa, essa planta destaca-se pela sua interessante interação com hieróglifos. Perene, a Hipnotizadora Egípcia cresce tão alto quanto uma árvore. De suas sementes é extraído um pus amarelo semelhante a areia fina.
Ignácia - Encontrada em desertos arenosos. Parece um pequeno cacto feio e seco, ficando normalmente debaixo de pedras escondida. Qualquer criatura que se aproxime dela faz com que ela entre em chamas imediatamente, levantando um grande fogaréu de 2 ou 3 metros. Isso se dá exatamente porque em seu interior, a Ignácia possui pequenos cristais vermelhos, que são conhecidos como "cristais de fogo". Estes cristais quando tocados num determinado objeto esquentam-no como se possuíssem fogo em seu interior, causando altas queimaduras e muitas vezes ateando fogo em objetos. Se usar luva de couro de Dragão, isto não ocorre, obviamente, pois a luva resiste à alturas temperaturas e à encantamentos poderosos.
Koiné Grega - Ela é utilizada na Poção da Ambrosia Mágica. Ao bebê-la, você passa por fases de recuperação rápidas, com cicatrizações imediatas. Por possuir ingredientes que não são muito conhecidos no ramo de poções e muitas pessoas não sabeerem como manusea-la perfeitamente, esta pode se reduzir a cinzas.
Lingústica - Erva nativa do sul da Europa e introduzida na América do Norte. São eficazes para inflamar o cérebro e são usadas na Poção para Confundir. Quando entra em contato com a pele não produz efeitos funestos.
Lírio de Fogo Africana - Planta que cospe esferas de geléias de magma quando se sente ameaçada, sem se queimar. Não se trata de magma propriamente dito, mas sim de uma substância que arde e queima tão profundamente como se magma fosse. O Lírio de Fogo é idêntico a um Lírio normal com uma coloração vermelha. Ele tem uma espécie de casulo no meio da planta, onde joga as geléias de magma. O seu muco é extraído e, geralmente, depois de passar por um grande processo de verificação, pode ser utilizado na poção Derretedora.
Losna - Planta esverdeada que se assemelha a um alecrim. Serve como ingrediente em poções que causam bem estar para alongar sua duração, como a Poção da Paz. Essa expansão na durabilidade dos efeitos das poções vão de 2 à 10 minutos, dependendo do potencial do potônico.
Malva - Pelo seu aroma confortante, é utilizado em seções espíritas de adivinhólogos. Suas folhas, quando queimadas, são um estímulo à uma zona neural que permite ao bruxo ter sensações incomuns. Não é propriamente venenosa e não possui classificação de envenenamento, pois o bruxo, quando quiser, pode sair do transe.
Mandrágora - Quando no seu estágio adulto, podem servir de um tônico reconstituinte forte para trazer pessoas de um estado permanente (como petrificação). Mas, por outro lado, a Mandrágora pode servir para atordoar ou até mesmo matar o alvo com o seu grito fatal. Encaixam-se no tipo de envenenamentos de nível sete (máximo) quando adultas. O desenvolvimento das mandrágoras é comparável ao crescimento humano. Quando as plantas se tornam imprevisíveis e cheias de segredinhos, significa que estão deixando a infância e quando some a acne, estão prontas para serem reenvasadas. Quando começam a tentar se mudar uma para o vaso da outra, significa que já estão adultas.
Magnanda - Essa planta foi estabelecida como P.C.P (Proibida Cultivação da Planta) por gerar conflitos e por uma possível desestabilização na economia bruxa. A Magnanda é uma árvore pequena, lembrando um Bonsai, que em vez de pequenos frutos, dá pedras preciosas de seu caule uma vez por mês. Acredita-se que ela reúna os minerais da terra e os faça surgir em seus caules, podendo muitas vezes conseguir pingentes de ouro e de prata em seus pequenos galhos, que aos poucos se transformam em galeão-papel.
Mimbulus Mimbletônia - Conteúdo desenvolvido em aula.
Mortífera Gasosa - Como o nome já diz, essa planta exala um gás altamente tóxico, causando um envenenamento de grau quatro, com asfixia, seguida de perda de consciência. Essa planta se assemelha a um lírio de cor lilás e, em seu caule, há um espinho que rege os movimentos e os sentidos da planta.
Muro-Mato Fixadora - Quando espremida, essa planta libera um pus de cor amarela claríssima, e este pus, pode ser utilizado na criação de tecidos, poções e na criação de uma pasta muito resistente, semelhante ao cimento, que é utilizada em construções (devem-se aguardar dois dias para que o pus esteja realmente seco).
Narciso - Existem dois tipos dessa planta: os narcisos comuns e os gritantes. Os comuns são bonitos e apenas servem para enfeitar casas e os gritantes são iguais aos comuns, contudo, quando se sentem ameaçados, disparam um ruído que icomoda (contudo não é nem perto de mortal; no máximo, faz o bruxo desmaiar).
Nevanda - Ela é uma planta nativa do sul da Antártida, também encontrado no alto de montanhas congeladas, pode sobreviver a temperaturas de baixo nível e quando levada a temperaturas altas, morre imediatamente. No estágio jovem os meios de proteção da Nevanda são avançados e engenhosos. Ela é coberta por uma substância branqueada e há furos por todo o seu corpo. Ao tocar na planta brutalmente, o seu meio de defesa é ativado e a mesma infla, evidenciando seus exuberantes cristais rochosos, que ao serem tocados, mergulham a pessoa num congelamento corporal. Por isso sempre devemos tocar as plantas com Luva de Couro de Iéti. Ela produz um muco branco que é um dos ingredientes da poção Proteção contra Fogo, por isso é tão rara.
Tentáculos Venenosos - Plantas redondas que, do seu centro, saem vários galhos parecidos com tentáculos muito verdes. Sempre se remexe e, ao acertar um bruxo, deixa-o com sérios envenenamentos de grau três.
Urtigas - Encontradas em praticamente todo o mundo, com exessão de desertos, essa planta possui pelos eriçados com caule torto, cuja picada produz um ardor especial. Não é considerada como venenosa, pois o efeito de seu ardor é cessado em apenas uma semana. Deve ser manuseada com luvas de escama de Dragão, mesmo quando secas.
Valeriana - Planta medicinal pequena que suas folhas servem como efeito sonífero e calmante. Encontrada na forma de infusão ou comprimidos; vários bruxos com problemas de insônia as utilizam.
Vigária - Planta que possui uma base redonda com folhas esbranquiçadas rodeando-a ao completo, e em seu centro possui um casulo amarelado. A vigária demora aproximadamente duas semanas para crescer, cabendo em um pequeno vaso. Possui três estágios. As sementes de vigária são brancas e servem na maioria das vezes para criar diversas poções de cura.
Acácia - Planta considerada sagrada aos egípcios. Em dez semanas, os seus frutos já podem ser utilizados no preparo de poções. Desses frutos é extraída a seiva, que é, posteriormente, utilizada em poções da paz. Encontrada em todos os lugares do mundo, contudo, é-se mais facilmente localizável no Cairo, Egito. Curioso é que, com 15 semanas de cultivo, essa planta produz bagos brancos minúsculos que, depois de passar por um processo de purificação, podem ser ingeridos para a restauração total das energias. Em contrapartida, o bruxo pode sofrer efeitos colaterais, como espinhas, tosse e soluços.
Acanto - Planta perene e, de suas folhas, é extraído a seiva para utilizar em poções contra queimaduras. Suas folhas, quando esmagadas e unidas, formam uma espécie de pasta que fecha cortes quase instantaneamente. É uma planta muito complexa e interessante, já que possui várias funções ao mesmo tempo, como faladas agora pouco. Além de tudo, também pode ser utilizado em poções da sorte para expandir o seu efeito (duração). Essa extensão varia de um a cinco minutos. Possui dois estágios, sendo que apenas no segundo o suco retirado de suas folhas produz efeito.
Acônito - Planta encontrada em planíces rochosas e de alto relevo. É venenosa e também possui um uso medicinal muito importante no mundo bruxo. Existem dois tipos de Acônito, sendo eles: Acônito Lapelo e Acônito Licoctono. É facilmente encontrado por possuir raízes tuberosas e caule ereto, além de possuir pétalas azuis, que são extremamente chamativas.
Alagasiana - Grandes arbustos com folhas oblongas e grossas formando um feixe radial. Suas folhas branco-amareladas reúnem-se em grandes inflorescências, que partem de uma haste central verde de cinco a seis metros de altura. O fruto tem numerosas sementes, o que a torna uma planta auto-multiplicável. A seiva extraída dos frutos é empregada em cura de feridas e inchaços causados por plantas, poções ou feitiços (apesar de que no último caso seja mais aconselhável um feitiço de reversão, pois essa planta pode causar efeitos colaterais que variam de pessoa pra pessoa). A planta em pó é utilizada em poções para engrossar sua essência.
Aliquente - Planta mágica facilmente localizável. Suas folhas causam histeria em quem tocá-los; seu efeito pode ser amenizado a partir de um antídoto com base na secreção de Besouros da Melancolia.
Arapucoso - Planta de galhos longos, onde sai, de seu toco, espinhos urticantes. Ricocheteia seus galhos como modo de defesa a qualquer bruxo que tente extrair suas vagens.
Arbusto Tremulante - Um arbusto que possui vários espinhos entre seus galhos que move-se descontroladamente. Quando se sente ameaça, dispara os espinhos para todos os lados, causando envenenamentos de grau dois.
Artemísia - Pelo seu aroma confortante, é utilizado em seções espíritas de adivinhólogos. Suas folhas, quando queimadas, são um estímulo a uma zona neural que permite ao bruxo ter sensações incomuns. Não é propriamente venenosa e não possui classificação de envenenamento, pois o bruxo, quando quiser, pode sair do transe.
Asfódelo - Possui raíz fasciculada e uma chamativa haste elevada, muitas vezes mais alta que o gramado em que se encontra. Apesar de possuir lindas pétalas, elas não servem para muita coisa, sendo útil somente sua raíz que é muito utilizada na poção Morto-Vivo quando ela é reduzida a pó.
Beladona - Planta mágica nativa da Europa, Norte da África e Ásia Ocidental. É encontrada em solos úmidos e em beira de rios e lagos. Suas folhas e bagos são altamente tóxicos e capazes de matarem um adulto com apenas um toque seu; sua raiz é a parte de maior toxidade. Muitos bruxos e trouxas acabam ingerindo seus frutos por serem brilhantes e suculentos, acarretando em morte (na maioria das vezes). Ao seu toque, bruxos entram em uma espécie de transe com alucinações mortais; se encaixa no grau seis de envenenamentos.
Bubotúbera - Plantas gordas de aspecto lamaceiro, de cor preta, grande. Esta planta tem específicas bolhas amareladas sobre sua estrutura. Quando estas bolhas são apertadas por um bruxo ou qualquer outro alguém ela solta um pus. O pus de bubotúbera pode ser usado para fazer poções anti-acne e poções embelezadoras para a pele. Seu pus é hostil a pele e deve ser coletado com luvas. Se entrar em contato com a pele causa forte queimação e irritações na pele, precisando de um antídoto imediatamente.
Bocas-de-Guincho - Planta que se contorce descontroladamente e emite um som estridente quando são plantadas a base de fertilizante de Testrálio. Produz um pus que é usado em soluções de pessoas que perderam a voz (como a síndrome de Vocesserum, que causa asfixia e perda fatal de voz). Seu grito é mortal a qualquer bruxo quando adultas, por isso é necessário cuidado excessivo. Demais fertilizantes deixam a planta sem função alguma, sem produzir pus e nem gritar. Se encaixam nos envenenamentos nível sete.
Botão-de-Prata - Planta que, quando extraída suas folhas, são usadas em poções energizantes para cansaço constante, fadigas e falta de apetite. Suas folhas também servem para antídotos de envenenamentos nível um.
Bulbos Saltadores - Planta pequena, redonda e com muitas raízes que se movem demasiadamente. É conhecida como contorcionista e ataca geralmente o rosto dos bruxos; seu pus esverdeado é somente tóxico aos olhos, pois, quando o Bulbo Saltador esguicha um jato de pus nos olhos do bruxo como meio de defesa, deixa-o cego durante duas horas. Esse pus é usado como ingrediente principal na Solução de Fazer Inchar.
Cactos Venenosos - Eles são nativos de regiões que recebem pouca precipitação pluviométrica. São encontrados em desertos com pouca vegetação. A maior parte é encontrada no segundo maior deserto do mundo, o deserto do Saara, localizado ao norte da África, embora também sejam encontrados na América do Sul, nos Andes. Também podem ser localizados no deserto da Líbia e Kalahari, que também ficam na África. Libera um muco marrom em seus poros cactulares que, quando em contato com a pele, causa envenenamentos de grau um.
Cacto Hipnótico Egípcio - Parecida com o Cacto Venenoso, entretanto ela é coberta de uma substância parecidíssima com areia. Possui duas grandes gemas na ponta de duas prolongações que giram, fazendo com que as pessoas que não a conhecem se aproximem. Quando perto o suficiente, tentáculos repletos de espinhos abraçam e puxam a vítima junto ao cacto. O cacto só larga do abraço quando a vítima está morta.
Cocleária - Planta mágica com folhas muito brancas. Essas folhas levam três semanas para serem cozidas e, quando terminado o processo, são utilizadas em Poções para Confundir. Suas folhas nuas inflamam o cérebro de bruxos. Encaixam-se em envenenamentos comuns.
Come-boi Amazônica - Uma espécie de planta brasileira que é capaz de devorar um boi completo. Possui um caule grosso e suas enormes folhas dão a impressão de bocas cruzada entre os dentes. Não produz muco algum, é apenas uma planta utilizada por bruxos para proteger, geralmente, cofres e porta de casas.
Culantrilho - Mais parecido com um arbusto, essa planta possui vários ramos floridos ao redor de um casulo verde muito bem escondido. Esse casulo é responsável pelas funções da planta e, quando tocado, expele todo o seu muco marrom enviando-o para as ramificações internas flores que o rodeiam, criando espinhos e injetando veneno no alvo.
Damianina - Descoberta por Herbólogos brasileiros, a Damianina é uma planta rasteira que se desloca por metros abaixo da terra, o que a torna dificilmente localizável. Não possui estágios funcionais, a não ser pelo seu crescimento contínuo ao longo de três anos. Em seu interior, ela possui um líquido verde que é usado em poções que têm utilidades no cérebro de bruxos.
Descurainia - Plantas mágicas de pequeno porte que ficam acanhadas até o dia da lua cheia, para que se colha as suas folhas, que estarão cheia de energia e de efeitos. Caso seja colhida num outro dia, não haveria efeito e seria como uma planta normal. É uma planta associada com mudanças, pois sempre apresenta uma nova cor a cada estágio em que se abrirá. Depois de muito estudo, foi compreendido que sua essência, quando esmagada, é utilizada em poções que alternam estágios, como a poção Anireveladora (que obriga que o animago volte à forma humana).
Diafanina - São visgos roxos muito grossos sensíveis à luz do sol. Cruzam-se de um lado por outro e se locomovem, por isso são chamados de plantas rasteiras; vive em ninho e não é perigosa. Só ativa seu mecanismo de defesa (o mesmo de um visgo-do-diabo) quando algum de seus visgos são machucados.
Feijões Luzidios - Planta pequena que, quando adulta, produz grandes bagos que brilham. Esses bagos podem ser ingeridos e possuem vários tipos de gostos; sua essência (seiva) é utilizada na produção de Feijõezinhos de Todos os Sabores.
Figueiras Cáusticas - São nativas da Abissínia e servem, quando podadas, no preparo de poções. A semente de seus figos possui a capacidade de aguçar o bom humor.
Flores Sombrinhas - São flores enormes do tamanho de sombrinhas e aromáticas. Geralmente são postas em casas para deixar um bom cheiro e em vassouras quando o bruxo fará uma viagem muito comprida.
Gerânio Dentado - Planta redonda e grande com espinhos que lembram dentes entrecortados ao redor de algo que lembra uma boca no seu centro. Quando se sente ameaçada, escancara a boca e morde o bruxo; existem espécies que a mordida causa envenenamentos nível três e outras que nada faz com o bruxo.
Guelrricho - Tipo de erva rara que permite o bruxo respirar durante um tempo indeterminado debaixo da água. Quando é envenenada por algum agrotóxico (fertilizante) mal feito, pode causar bloqueio na respiração do bruxo, tanto na terra quanto na água.
Helária - As folhas de Helárias são muito raras por serem encontradas apenas no fundo de cavernas cáusticas. Suas folhas são utilizadas no Elixir da Euforia e no Gás da Gargalhada. Elas foram descobertas pelo botânico Beaumont Marjoribanks. Ela foi descoberta no século XVIII, no ano de 1798.
Hemeróbios - Planta extremamente venenosa e suas folhas são usadas em determinadas poções, como a Poção do Acônito e a Poção Polissuco. Sua forma dá a impressão de um capuz de monge. Não produz muco. Quando sua folha entra em contato com a pele, causa irritações e efeitos alucinógenos.
Hipnotizadora Egípcia - Contrariando o que denominamos de "comum" na arte herbológica bruxa, essa planta destaca-se pela sua interessante interação com hieróglifos. Perene, a Hipnotizadora Egípcia cresce tão alto quanto uma árvore. De suas sementes é extraído um pus amarelo semelhante a areia fina.
Ignácia - Encontrada em desertos arenosos. Parece um pequeno cacto feio e seco, ficando normalmente debaixo de pedras escondida. Qualquer criatura que se aproxime dela faz com que ela entre em chamas imediatamente, levantando um grande fogaréu de 2 ou 3 metros. Isso se dá exatamente porque em seu interior, a Ignácia possui pequenos cristais vermelhos, que são conhecidos como "cristais de fogo". Estes cristais quando tocados num determinado objeto esquentam-no como se possuíssem fogo em seu interior, causando altas queimaduras e muitas vezes ateando fogo em objetos. Se usar luva de couro de Dragão, isto não ocorre, obviamente, pois a luva resiste à alturas temperaturas e à encantamentos poderosos.
Koiné Grega - Ela é utilizada na Poção da Ambrosia Mágica. Ao bebê-la, você passa por fases de recuperação rápidas, com cicatrizações imediatas. Por possuir ingredientes que não são muito conhecidos no ramo de poções e muitas pessoas não sabeerem como manusea-la perfeitamente, esta pode se reduzir a cinzas.
Lingústica - Erva nativa do sul da Europa e introduzida na América do Norte. São eficazes para inflamar o cérebro e são usadas na Poção para Confundir. Quando entra em contato com a pele não produz efeitos funestos.
Lírio de Fogo Africana - Planta que cospe esferas de geléias de magma quando se sente ameaçada, sem se queimar. Não se trata de magma propriamente dito, mas sim de uma substância que arde e queima tão profundamente como se magma fosse. O Lírio de Fogo é idêntico a um Lírio normal com uma coloração vermelha. Ele tem uma espécie de casulo no meio da planta, onde joga as geléias de magma. O seu muco é extraído e, geralmente, depois de passar por um grande processo de verificação, pode ser utilizado na poção Derretedora.
Losna - Planta esverdeada que se assemelha a um alecrim. Serve como ingrediente em poções que causam bem estar para alongar sua duração, como a Poção da Paz. Essa expansão na durabilidade dos efeitos das poções vão de 2 à 10 minutos, dependendo do potencial do potônico.
Malva - Pelo seu aroma confortante, é utilizado em seções espíritas de adivinhólogos. Suas folhas, quando queimadas, são um estímulo à uma zona neural que permite ao bruxo ter sensações incomuns. Não é propriamente venenosa e não possui classificação de envenenamento, pois o bruxo, quando quiser, pode sair do transe.
Mandrágora - Quando no seu estágio adulto, podem servir de um tônico reconstituinte forte para trazer pessoas de um estado permanente (como petrificação). Mas, por outro lado, a Mandrágora pode servir para atordoar ou até mesmo matar o alvo com o seu grito fatal. Encaixam-se no tipo de envenenamentos de nível sete (máximo) quando adultas. O desenvolvimento das mandrágoras é comparável ao crescimento humano. Quando as plantas se tornam imprevisíveis e cheias de segredinhos, significa que estão deixando a infância e quando some a acne, estão prontas para serem reenvasadas. Quando começam a tentar se mudar uma para o vaso da outra, significa que já estão adultas.
Magnanda - Essa planta foi estabelecida como P.C.P (Proibida Cultivação da Planta) por gerar conflitos e por uma possível desestabilização na economia bruxa. A Magnanda é uma árvore pequena, lembrando um Bonsai, que em vez de pequenos frutos, dá pedras preciosas de seu caule uma vez por mês. Acredita-se que ela reúna os minerais da terra e os faça surgir em seus caules, podendo muitas vezes conseguir pingentes de ouro e de prata em seus pequenos galhos, que aos poucos se transformam em galeão-papel.
Mimbulus Mimbletônia - Conteúdo desenvolvido em aula.
Mortífera Gasosa - Como o nome já diz, essa planta exala um gás altamente tóxico, causando um envenenamento de grau quatro, com asfixia, seguida de perda de consciência. Essa planta se assemelha a um lírio de cor lilás e, em seu caule, há um espinho que rege os movimentos e os sentidos da planta.
Muro-Mato Fixadora - Quando espremida, essa planta libera um pus de cor amarela claríssima, e este pus, pode ser utilizado na criação de tecidos, poções e na criação de uma pasta muito resistente, semelhante ao cimento, que é utilizada em construções (devem-se aguardar dois dias para que o pus esteja realmente seco).
Narciso - Existem dois tipos dessa planta: os narcisos comuns e os gritantes. Os comuns são bonitos e apenas servem para enfeitar casas e os gritantes são iguais aos comuns, contudo, quando se sentem ameaçados, disparam um ruído que icomoda (contudo não é nem perto de mortal; no máximo, faz o bruxo desmaiar).
Nevanda - Ela é uma planta nativa do sul da Antártida, também encontrado no alto de montanhas congeladas, pode sobreviver a temperaturas de baixo nível e quando levada a temperaturas altas, morre imediatamente. No estágio jovem os meios de proteção da Nevanda são avançados e engenhosos. Ela é coberta por uma substância branqueada e há furos por todo o seu corpo. Ao tocar na planta brutalmente, o seu meio de defesa é ativado e a mesma infla, evidenciando seus exuberantes cristais rochosos, que ao serem tocados, mergulham a pessoa num congelamento corporal. Por isso sempre devemos tocar as plantas com Luva de Couro de Iéti. Ela produz um muco branco que é um dos ingredientes da poção Proteção contra Fogo, por isso é tão rara.
Tentáculos Venenosos - Plantas redondas que, do seu centro, saem vários galhos parecidos com tentáculos muito verdes. Sempre se remexe e, ao acertar um bruxo, deixa-o com sérios envenenamentos de grau três.
Urtigas - Encontradas em praticamente todo o mundo, com exessão de desertos, essa planta possui pelos eriçados com caule torto, cuja picada produz um ardor especial. Não é considerada como venenosa, pois o efeito de seu ardor é cessado em apenas uma semana. Deve ser manuseada com luvas de escama de Dragão, mesmo quando secas.
Valeriana - Planta medicinal pequena que suas folhas servem como efeito sonífero e calmante. Encontrada na forma de infusão ou comprimidos; vários bruxos com problemas de insônia as utilizam.
Vigária - Planta que possui uma base redonda com folhas esbranquiçadas rodeando-a ao completo, e em seu centro possui um casulo amarelado. A vigária demora aproximadamente duas semanas para crescer, cabendo em um pequeno vaso. Possui três estágios. As sementes de vigária são brancas e servem na maioria das vezes para criar diversas poções de cura.
Visgo-do-Diabo - São pequenos visgos roxos e sensíveis à luz solar, que estrangulam até a morte as suas vítimas. São geralmente utilizadas em portões e em portas de casas de bruxos para a segurança destes. Essa planta vive em lugares úmidos e escuros, e são extremamente perigosos pois, uma vez pego, é quase impossível soltar-se. Ao menos que fique relaxado, e assim a planta entenderá que não há perigo.ditar .